Como eu organizo a minha agenda de forma digital com o Notion

Como eu organizo a minha agenda de forma digital com o Notion

Laura Lopes Notion Leave a Comment

O vídeo da semana é sobre como aumentar a produtividade usando uma agenda semanal digital, com o Notion.

Logo que ouvi falar do Notion eu pensei direto: onde você esteve toda a minha vida?

No Notion eu me organizo de forma digital. Estou quase abandonando a agenda em papel de vez. Mas ainda penso como criar uma forma híbrida, pois escrever no papel é bom para colocar suas ideias sem distrações.

Depois descobri que ele só ficou gratuito em maio de 2020 e então acabou ficando muito popular. Aqui tem um artigo sobre o assunto, em inglês: https://www.theverge.com/2020/5/19/21261811/note-taking-app-notion-free-plan-personal-use-unlimited-blocks

Making Notion’s free plan more generous represents an effort to lure in more people and broaden the top of the company’s sales funnel. (The company introduced a free version for students and teachers last fall.) “The biggest motivation is just capturing market share — getting more people to use Notion,” says Akshay Kothari, Notion’s chief operating officer.

Não que eu não pague por apps, mas escolho bem os que vou comprar ou pagar assinatura.

Logo que chegou a pandemia e eu precisei encerrar meu negócio de fotografia de eventos e por isso eu precisei parar de pagar várias coisas.

E o dólar disparou deixando todas as assinaturas de softwares estrangeiros bem inacessíveis.

Sempre que eu posso eu pago o plano anual, para evitar essas flutuações. Mas não agora, que não tenho mais dinheiro entrando regularmente.

Como fiquei sem trabalho de um dia para o outro, e também precisei cancelar meu MBA, pois como eu ia pagar a mensalidade? Aproveitei para estudar mais sobre sistemas de organização de graça na Internet.

Organização Analógica

Eu sempre fui organizada.

Já mantinha, e ainda mantenho, uma agenda organizada no Google Calendar (agenda do google).

Mas com o aumento de aulas síncronas da minha filha por causa do EAD (pandemia) eu precisei organizar uma folha para consulta rápida que ficava sempre na minha mesa, que fui aprimorando, deixando bonitinha, acabei imprimindo e encadernando (assunto para outro post). Eu usei o planner semanal de raposinha que você pode encontrar no link: https://fazendoanossafesta.com.br/2019/11/planner-2020.html/planner-raposinha-metas-da-semana/. Eu fiz alterações nas imagens para deixar mais de acordo com a minha necessidade, mas você pode copiar e imprimir a imagem para uso pessoal.

Com a colinha removível (quickie glue da Sakura) eu consegui criar uma lista de tarefas móvel pelo planner analógico. Isso ajudou muito na hora de mover tarefas de uma semana para outra, uma coisa que achava chatíssima no meu Bullet Journal. Você pode usar post-its, claro, mas ele não eram do tamanho certo para mim.

Mas enfim, fazer o planejamento não era difícil. Difícil era quando as tarefas trocavam de lugar. E eu gosto de usar canetinhas coloridas para diferenciar as minhas tarefas das da minha filha e das do meu marido, sim eu organizo a agenda dele de qualquer coisa que não seja o trabalho dele. Aí acabei tendo que escrever de lápis para não ficar muito bagunçado. E coloria só quando tinha certeza de que a tarefa não ia mover de dia, ou só depois que já tinha acontecido, o que perdia completamente o propósito.

Organização Digital com o Notion

Mas aí eu soube do notion, que era gratuito, e resolvi experimentar.

Comecei a ver os tutoriais no YouTube e entrei na loucura da espiral de querer migrar TUDOOOOO.

Até cheguei a fazer uma anotação na página onde eu comecei a escrever sobre a migração: NÃO SURTAR! Afinal, era para eu ter mais tempo para mim, para ser mais organizada, e não para gerar ainda mais ansiedade no meu dia.

Então bolei um plano e fui fazendo a migração aos poucos. Já passou um mês e eu ainda não migrei tudo, mas está nos planos de ir devagar e ir conhecendo melhor a ferramenta.

Nos primeiros dias eu escrevia as tarefas e ideias em um papel solto e juntava com um clips (lindo, dourado!).

Depois de uma semana eu já estava criando as tarefas semanais diretamente no Notion.

O que fazer com o que já estava salvo?

Eu tenho gigabytes de informação acumuladas em pastas do meu computador, diversos ebooks, PDFs, páginas salvas em HTML, notas em outros programas, tudo lá parado, criando teia de aranha, queria ter começado a organizar as coisas assim antes, fazendo uma análise do que li e criando as minhas próprias anotações, para lembrar delas mais adiante, quando eu precisar, de forma que seja de fácil consulta, como eu aprendi vendo vídeos sobre o BASB, Build A Second Brain, do Tiago Forte, assunto que estou estudando cada vez mais e adaptando para a minha realidade. Até porque o curso dele é muito caro (e em dólares) e no momento eu não disponho dessa quantia.

O Notion tem uma parte para importar de alguns outros softwares ou documentos, então estou aos poucos trazendo as minhas anotações do Apple Notes, do Evernote, do Google Docs e de outros lugares, até mesmo dos analógicos.

Agenda semanal super simples

A ideia da agenda semanal foi aprimorada e hoje eu nem uso mais ela, juro, mas ela foi de extrema importância no início para que eu chegasse nesse ponto de organização muito rápida e com um clique só poder olhar quais são as minhas tarefas do dia, qual a prioridade delas e também, com um só clique criar uma nova tarefa para cada coisa diferente que eu preciso fazer em um dia, seja tarefa de trabalho, tarefas da casa, tarefas da minha filha, e até mesmo controlar as encomendas, pois com a pandemia quase tudo que usamos e consumimos aqui em casa vem por transportadora ou Correios.

A outra coisa que criei e que trouxe benefício incrível foi o controle de hábitos. Mas isso fica para ser aprimorado em outro post e outro vídeo!

Fica a dica de um artigo, em inglês, sobre produtividade, como você melhorar em muito a sua produtividade só de escolher 3 coisas mais importantes para fazer hoje. Não que você não vá fazer as outras tarefas, mas elas não serão prioridade e você pode mover elas para outro dia sem culpa.

The Power of the Three-Item To-Do List | HuffPost Life

This habit turbocharges your productivity because it forces you to prioritize the most significant things you want to achieve, and then causes you to have laser-like focus in getting them done.

No vídeo tem um tutorial que ensina como você pode criar a sua própria agenda semanal muito simples no Notion: https://youtu.be/TGr0EI4UnAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *