Fotografia Lifestyle

O que é Lifestyle?

Diferenças entre a fotografia lifestyle e a fotografia documental

Antes de explicar o inexplicável (risos) – sim, porque é bem difícil definir com precisão a diferença entre esses dois estilos de fotografia – quero deixar claro que eu não faço fotos em estúdio. Isso é uma preferência minha como fotógrafa.

Tenho muitos colegas, pelos quais tenho um respeito imenso, que fazem esse tipo de trabalho de uma maneira fantástica. No entanto, o estúdio não é para mim. Me sinto presa ficando muito tempo dentro do mesmo ambiente.
Me identifico mais com o registro dos meus clientes em locais importantes para eles e dos quais eles fazem parte e, por isso, cada ensaio que faço é único.

Meu estilo de fotografar remete à minha missão que é proporcionar às famílias um registro de uma época, de forma verdadeira e absolutamente real, para que seus filhos possam compartilhar essas fotos com seus próprios filhos e netos, perpetuando as gerações por meio de um trabalho feito com muito amor e carinho.
Isso posto, vamos às diferenças.

Há uma linha muito tênue que separa os dois estilos.

A fotografia documental é a fotografia que acontece sem quaisquer tipos de interferências por parte do fotógrafo na cena ou ação que está registrando.

Já no estilo lifestyle, o fotógrafo registra o que está acontecendo, podendo interferir de forma a deixar a imagem mais agradável aos seus próprios olhos e aos olhos do cliente.

Por exemplo: se o ensaio é feito na sala de estar da residência dos clientes, é legal dar uma arrumadinha no ambiente, eliminando os elementos que possam desviar ou chamar mais atenção do que a família que está sendo fotografada.

Um outro exemplo é quando o fotógrafo age como um diretor da cena, pedindo à família que crie poses com o objetivo de valorizar a forma humana em sua plenitude, ou ainda, criando cenas divertidas que provoquem risos espontâneos (e, assim, verdadeiros) nas pessoas que estão sendo registradas.

Então eu acabo sempre interferindo um pouquinho na situação que já existe! Criar imagens marcantes em cima de situações verdadeiras é algo que eu gosto muito de fazer e é, sem dúvida, minha marca registrada.